Notícias
Tarifa Subsocial do Samae é reconhecida em prêmio estadual de boas práticas
Iniciativa já beneficia quase 200 famílias em núcleos de regularização fundiária em Caxias do Sul
Responsável por assegurar o acesso à água tratada para quase 200 famílias em Caxias do Sul, a Tarifa Subsocial do Samae conquistou um reconhecimento estadual: o 3º lugar no Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal na categoria Meio Ambiente. Os vencedores da 7ª edição do troféu promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) foram premiados na noite desta quarta-feira (29/10), durante o 4º Samr Cities Park, em Nova Petrópolis.
A Tarifa Subsocial atende a moradores em áreas em processo de regularização fundiária, que pagam R$ 20 mensais pelo consumo de até 20 metros cúbicos. Além de assegurar às famílias o acesso à água, o programa reduz as perdas no sistema com ligações irregulares. “Caxias do Sul é o único município no Brasil com esse programa regulamentado. Há uma experiência parecida em Manaus. Isso é mérito da equipe do Samae”, destaca o diretor-presidente do Samae, João Uez. A iniciativa já atende a 32 famílias do Jardim dos Reis, no Bairro Cruzeiro, e a cerca de 150 no Recanto das Cascatas, em Ana Rech.
Caxias do Sul foi premiada em mais duas categorias. O programa de Regularização Fundiária Esse Terreno É Meu, da Secretaria Municipal do Urbanismo, obteve o primeiro lugar em Habitação. A Fundação de Assistência Social obteve o terceiro lugar em Melhor Idade 60+ com o Cuidado Subsidiado da Fundação de Assistência Social. O prefeito Adiló Didomenico foi o único gestor a receber três troféus no evento.
O Prêmio
Boas Práticas na Gestão Pública Municipal recebeu mais de 400 inscrições em 18
categorias, a maior participação desde sua criação. Nesta edição, foram
contempladas iniciativas em 16 áreas da gestão pública: Assistência Social;
Comunicação Social; Cultura e Economia Criativa; Defesa Civil, Resiliência e
Voluntariado; Desenvolvimento Rural; Direitos Humanos; Educação; Esporte e
Lazer; Fazenda e Eficiência Fiscal; Habitação; Meio Ambiente; Melhor Idade 60+;
Mobilidade Urbana e Trânsito; Saúde; Segurança Pública; e Turismo.