Notícias
Samae se antecipa ao alerta de chuvas intensas e abre comporta na represa São Miguel
Medida preventiva visa a manter o nível do lago, no bairro Fátima, pelo menos 80cm abaixo do vertedouro
O Samae está em alerta para a previsão de chuvas intensas, com acumulados expressivos, nesta sexta-feira (7/11) em Caxias do Sul. Como medida preventiva, a comporta da represa São Miguel, no bairro Fátima, está aberta em 5% desde segunda-feira (3), para manter o nível da água abaixo do limite.
A São Miguel compõe, ao lado das represas São Pedro e São Paulo, o Complexo Dal Bó, que abastece a 4,6% da população caxiense. Na manhã desta quinta-feira (6/11), o nível da água estava em 1m36cm abaixo do vertedouro. Caso se aproxime dos 80 centímetros, a abertura da comporta será ampliada. “Nossas equipes técnicas trabalham na diminuição do volume do lago, adiantando-se ao processo e evitando transtornos para a comunidade”, explica o diretor-presidente João Uez. O excedente desagua no Arroio Dal Bó e, mais adiante, alcança o Tega.
Com isso, explica Uez, evita-se uma situação como a verificada em 2 de maio de 2024, quando foi emitido um alerta de risco de transbordamento da represa São Miguel devido ao excesso de chuva. Na época, a comporta foi aberta totalmente (100%). As análises posteriores à enchente feitas pelo Samae demonstraram que a operação do complexo é segura, pois não houve danos à estrutura.
Todas as represas de
Caxias do Sul têm Plano de Segurança de Barragens. O
monitoramento é feito de forma constante pelas equipes técnicas para evitar
transbordamento.
Confira
neste link o alerta da Defesa Civil de Caxias do Sul para a
chegada de um ciclone extratropical ao Rio Grande do Sul.