Notícias
Estudantes de Ana Rech visitam unidades do SAMAE
Estudantes de Ana Rech visitam unidades do SAMAE
Cerca de 40 alunos da 4ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Hercília Pedry, de Ana Rech, visitaram unidades do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) nesta segunda-feira (19/05). Os estudantes foram acompanhados pela equipe responsável pelas ações de Educação Ambiental e por técnicos da autarquia. Eles conheceram a Estação de Tratamento de Água (ETA) Parque da Imprensa, o Complexo Dal Bó (barragens) e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Dal Bó.
A atividade iniciou na ETA Parque da Imprensa, responsável pelo tratamento da água captada na Represa do Faxinal, que abastece 63% da cidade. Lá, os alunos acompanharam diversas etapas, desde a captação até a distribuição da água à população caxiense. Depois, o grupo conheceu o Complexo Dal Bó, onde ficam as represas mais antigas de Caxias. O sistema é responsável pelo abastecimento de 8% da população caxiense e a água é tratada na ETA Borges de Medeiros.
Os estudantes terminaram a visita na ETE Dal Bó, onde observaram o processo de tratamento do esgoto doméstico. Os alunos observaram de perto como o esgoto deixa de ser despejado diretamente nos arroios e córregos da região. As atividades de Educação Ambiental desenvolvidas pelo SAMAE têm o objetivo oferecer informações para a comunidade sobre o uso consciente e as condições da água de Caxias e sobre o tratamento de esgoto do Município.
ETE ANA RECH – Para os estudantes de Ana Rech, é muito importante aprender de perto como funciona uma Estação de Tratamento de Esgoto, já que, nas próximas semanas, será entregue à comunidade a ETE Ana Rech. A unidade, que por enquanto está operando de forma experimental, é uma exigência do Plano Diretor de Esgotamento Sanitário (PDES). A ETE Ana Rech vai tratar o esgoto proveniente da área do distrito localizada na bacia de captação do Faxinal. A Prefeitura investiu cerca de R$ 1,5 milhão na obra.
Foto: Greicy Pates de Oliveira
Assessoria Comunicação SAMAE