Notícias
Samae premia vencedores do 3° Concurso de Desenho
Escolha popular recebeu quase 9 mil votos
Em uma escolha popular consagrada por quase 9 mil votos, foram conhecidos neste sábado (11/10) os três vencedores do 3⁰ Concurso de Desenho do Samae. A premiação do ganhador em cada categoria e os certificados aos 15 finalistas foram entregues pelo prefeito Adiló Didomenico e pelo diretor-presidente do Samae, João Uez no palco da 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul, na Praça Dante Alighieri.
Convidados a desenhar sobre o tema “Samae 60 anos: água preservada, vida celebrada”, 844 estudantes do Ensino Fundamental enviaram trabalhos. A Educação Ambiental da autarquia selecionou 15 finalistas para a escolha popular. Entre participações online e células depositadas na urna disponibilizada na Feira do Livro, foram contabilizados 8.891 votos.
Os ganhadores foram os seguintes:
Categoria 1 (1⁰ ao 3⁰ ano)
Caleb de Sousa Veronese, 9 anos
Título do desenho: “Samae: Guardião da água”
EMEF Eng. Dario Granja Sant’Anna
Categoria 2 (4⁰ ao 6⁰ ano)
Arthur Rossato Arrojo, 10 anos
Título do desenho: “Saneamento que transforma vidas”
EMEF Padre Leonardo Murialdo
Categoria 3 (7⁰ ao 9⁰ ano)
Rafaela de Vargas Weber, 12 anos
Título do desenho: “Samae 60 anos de herança conectada à natureza”
EMEF Padre Antônio Vieira
Premiação
Os 15 autores finalistas receberam um quadro com o desenho e certificado. Os trabalhos (confira aqui) serão estampados no calendário ecológico 2026 do Samae.
O ganhador de cada categoria na votação popular levou um troféu para casa e garantiu dois prêmios para toda a turma: meio turno de atividades no Projeto Navegar, no complexo Dal Bó, e um workshop de desenho com o mestre Marcos Vinícius Benedetti, professor da UCS. Os três trabalhos vão estampar os versos das contas de água.
Confia os 15 trabalhos finalistas
O diretor-presidente do Samae agradeceu a professores e escolas pela adesão ao projeto e também manifestou esperança na conscientização a partir das crianças. “A sustentabilidade e a preservação dos recursos hídricos estão as mãos dessa geração”, salientou João Uez.
Representante da Câmara Municipal, a vereadora Estela Balardin, parabenizou o Samae pelo projeto e também chamou a atenção para a questão ambiental.
O prefeito Adiló Didomenico destacou o papel das crianças para o futuro do planeta. “Em 1950 havia duas ilhas de lixo nos oceanos. Hoje há 150. Uma delas, ao Norte das Filipinas, é do tamanho do Brasil”, alertou.