Notícias
ABASTECIMENTO: SISTEMAS DAS ZONAS LESTE E OESTE ENTRAM EM OPERAÇÃO NESTE SÁBADO
Mais de 100 mil moradores serão beneficiados, com um investimento aproximado de R$ 15 milhões
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), entrega à comunidade neste sábado (21/03) respectivamente às 8h30mim e às 9h30min, dois importantes sistemas de abastecimento para melhoria e expansão do abastecimento nas Zonas Leste e Oeste da cidade. O Sistema de Abastecimento da Zona Leste é composto por um Centro de Reservação com capacidade de armazenar 3 milhões de litros de água. Além de possibilitar uma reserva maior de água, irá melhorar o abastecimento na região Leste da cidade, nos locais com altitude abaixo de 750 metros. Além disso, foram instaladas mais de 17 km de adutoras de água tratada para possibilitar a alimentação no reservatório e otimizar o abastecimento da região.
Entre os bairros e localidades beneficiados estão Cruzeiro, Bela Vista, N. Sra. De Lourdes, Vila Leon, Loteamento Bortolini, Portinari, Vila Módena, Loteamento Jardim Alpino, Loteamento São Luiz, São Virgílio da 6ª Légua, De Zorzi, futuro loteamento Campos de Cima da Serra e imediações. O Centro de Reservação de Água da Zona Leste está localizado na Rua João Sirena Primeiro, esquina com a rua Hermínia Padre Schiavo, no Loteamento Jardim Alpino.
Já o sistema de abastecimento da Zona Oeste da cidade também passa a contar com um Centro de Reservação, o qual está localizado na rua Dante Andreis, próximo ao Hotel Intercity. Com capacidade para armazenar 3,3 milhões de litros de água (sendo 3 milhões de litros no reservatório assentado e 300 mil litros no reservatório elevado), o novo sistema vai beneficiar moradores dos bairros Planalto Rio Branco, São Gabriel, Vila Amélia, parte do Desvio Rizzo, São Francisco, Rosário, Santa Tereza, Conceição da Linha Feijó e Santiago, entre outros. Para possibilitar a distribuição de água tratada à Zona Leste foram instaladas mais de 18 km de adutoras na região.
Com investimento aproximado de R$ 15 milhões, conquistados por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, o objetivo é aumentar ainda mais a reservação de água e melhorar as condições de distribuição de água nas regiões Leste e Oeste da cidade, além de possibilitar o atendimento da expansão urbana verificada nestas duas regiões. Ambos os Centros de Reservação integram o projeto de Setorização do Abastecimento do Sistema Faxinal.
Foto: Andreia Copini
Assessoria de Comunicação - SAMAE