Notícias
Com Tarifa Subsocial, Samae leva água tratada a 154 famílias no Recanto das Cascatas
Extensão de rede de 4,2 quilômetros foi inaugurada neste sábado (29/11)
Antes eram mangueiras esticadas, ligações intermitentes e até briga de vizinhos. Agora, a água chega com frequência, qualidade e por um valor que todos podem pagar. O prefeito Adiló Didomenico e o diretor-presidente do Samae, João Uez, inauguraram neste sábado a extensão de rede que atende a 154 famílias no Recanto das Cascatas, loteamento situado próximo a Santa Bárbara, em Ana Rech.
“A vida mudou para muito melhor”, reconheceu o mecânico Juarez Madruga, recentemente eleito presidente do loteamento onde reside desde 2012. A transformação é consequência da Tarifa Subsocial, que atende a pessoas de baixa renda que residem em áreas reconhecidas como objeto de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (Reurb-S).
Os moradores desses locais pagam uma tarifa de R$ 20 mensais, desde que o consumo não ultrapasse 20 metros cúbicos por mês. Consumidores que excederem esse limite terão o valor adicional cobrado conforme a tarifa residencial vigente. Assim, evita-se o desperdício. “O pessoal já sabe que, se deixar a torneira aberta, vai pagar tarifa cheia”, alertou Madruga.
Foram implantados 4.280 metros de tubos em 11 ruas para levar água do Sistema Marrecas. O Samae investiu R$ 350 mil na obra, realizada pela Nort Brasil. “Ficou 100%. Além da água, agora temos um comprovante de residência”, acrescentou o líder comunitário.
O prefeito Adiló Didomenico lembrou que, quando visitou o Recanto pela primeira vez, mal era possível acessar o loteamento em função da precariedade da estrada, e o impasse judicial impedia o município de colocar máquinas no local. Um exemplo de como a regularização fundiária, uma das marcas de sua gestão, traz qualidade de vida e dignidade a pessoas que ajudam a construir o progresso de Caxias do Sul. O programa “Esse Terreno é Meu" já legalizou mais de 1.700 lotes em quatro anos. “Todos ganham com isso. A partir da regularização, vocês passam a colaborar com a cidade pagando o IPTU”, afirmou. O Recanto das Cascatas está entre as áreas com processo em andamento. “A transformação começa antes da titulação”, resumiu o sócio-proprietário da Balen Regularizações, Rodrigo Balen, que representa os moradores.
Não há, porém, qualidade de vida e dignidade sem água tratada. Por isso, o Samae criou um programa capaz de viabilizar o acesso ao abastecimento para essas famílias. “Uma política pública inovadora, que une a inclusão social à eficiência na redução de perdas. Aqui foi o primeiro lugar onde se estabeleceu a Tarifa Subsocial, única no Brasil. Na quinta-feira estivemos no Rio de Janeiro e recebemos uma premiação nacional”, destacou o diretor-presidente João Uez. O Prêmio Destaque Brasil 2025 foi entregue pelo Instituto Habita do Brasil durante o encerramento do 7º Congresso Brasileiro de Habitação Social & Regularização Fundiária.
“A gente via as grandes brigas que havia aqui. Quando estourava uma mangueira, um acusava o outro. Não foi da noite para o dia, de uma hora para outra, nossa cidade é muito grande”, disse o presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter.
A luta dos moradores pela regularização e pela água foi citada nas manifestações do deputado estadual Neri, O Carteiro, e da representante da Câmara Municipal, vereadora Estela Balardin. Participaram também da inauguração o secretário do Urbanismo, Adriano Bressan, o vereador Juliano Valin, e o vice-presidente do Samae, Norberto Soletti.
Além de implementar a Tarifa Subsocial, o Samae trabalha na promoção de ações educativas voltadas à conscientização sobre o uso racional da água e a importância do benefício para as comunidades. Todos os custos de implantação do sistema de abastecimento, até a efetivação da ligação domiciliar, são arcados pelo Samae, reforçando o compromisso com a universalização do acesso à água tratada em Caxias do Sul.