Notícias
Moradores de Caxias do Sul conhecem estações de tratamento de água e de esgoto
Edição do roteiro Caminhos da Água, organizado pelo Samae, fez parte da programação da Semana Municipal da Água
Estudantes acostumados a valorizar atrações da cidade conheceram a Caxias do Sul que quase ninguém vê. Um grupo de alunos de Bens, Serviços e Turismo do Senac visitou, nesta terça-feira (07/10), as Estações de Tratamento de Água (ETA) Parque da Imprensa e de Esgoto (ETE) Tega. A atividade foi aberta à população, como parte da programação da Semana Municipal da Água.
O roteiro, denominado Caminhos da Água, é disponibilizado pela Educação Ambiental do Samae mediante agendamento para escolas, faculdades, empresas e entidades interessadas. No caso desta terça-feira, qualquer caxiense teve a oportunidade de se inscrever, e nesta quarta (8/10) será a vez de receber a Associação Caxiense de Atenção ao Idoso. “A sustentabilidade também faz parte do currículo”, explica a orientadora educacional do Senac, Elizabeth Gonçalves Santos, que conduziu uma turma de 15 estudantes.
Uma jornalista, uma fiscal e um caxiense radicado em Brasília também participaram da visita que começou pela ETE Tega, no bairro Mattioda. A maior das oito estações de tratamento de esgoto mantidas pelo Samae em Caxias do Sul está apta a tratar até 440 litros por segundo e atende a cerca de 200 mil moradores das zonas Norte e central, por meio de 34 quilômetros de rede coletora e interceptora.
Os 17 participantes conheceram todas as etapas desse tratamento: gradeamento, desarenador, reator anaeróbio, filtro biológico aerado, decantação e desinfecção. Ao final, puderam comparar o líquido que chega à Estação com a água devolvida à Natureza. E lavaram para casa lições de sustentabilidade, como a atenção a produtos que não devem ser descartados no vaso por não podem ser tratados. É o caso do óleo de cozinha e de medicamentos.
Na segunda etapa do roteiro, os visitantes aprenderam como é preparada a água que chega com qualidade às torneiras. Inaugurada em 1982, a Estação de Tratamento do Parque da Imprensa, no bairro de Lourdes, é a maior das quatro em funcionamento. Com capacidade de tratar 1.100 litros de água oriunda da represa do Faxinal por segundo, abastece a 54% da população caxiense (cerca de 260 mil pessoas). “Os alunos não conheciam a forma como a água é tratada até chegar à nossa casa”, relata Elizabeth.
Na estrutura localizada no bairro de Lourdes, a água trazida de Ana Rech, a 18 quilômetros dali, passa pelas etapas de coagulação, floculação, clarificação, filtração, desinfecção e fluoretação. Parte da energia elétrica necessária para esse processo é gerada no próprio Parque da Imprensa, por meio da usina fotovoltaica inaugurada no último sábado (4/10).
O estudante Cauã dos Santos Rodrigues de Oliveira, 16 anos, está convencido de que mais colegas e amigos deveriam percorrer o Caminhos da Água. “É um roteiro bem interessante, em que aprendemos e relembramos várias coisas para agregar em nossa vida. É preciso cuidar dos nossos recursos naturais”, destacou.
Programação
Ainda na terça-feira, a Educação Ambiental do Samae levou a exposição “A água que você não vê” à tradicional Feira do Agricultor, na Praça das Feiras, e promoveu uma blitz com distribuição de material educativo.
A Semana Municipal da Água prossegue nesta quarta-feira pela manhã com a palestra “Água em Foco”, na UBS Planalto Rio Branco. À tarde, o Roteiro Caminho das Águas guiará a Associação Caxiense de Atenção ao Idoso.
Além disso, os trabalhos finalistas do 3º Concurso de Desenho do Samae seguem em exposição na 41ª Feira do Livro. A escolha dos vencedores é feita pelo voto popular. A urna está instalada na Praça Dante Alighieri. Também é possível votar pelo formulário online.
A Semana Municipal da Água é promovida pelo Samae, com foco na educação ambiental e na conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos. Com o tema “Água, Resiliência e Sustentabilidade: Como construir soluções conjuntas para o futuro?”, a programação acontece concomitante à 32ª Semana Interamericana e 25ª Semana Estadual da Água, realizada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS). Confira toda a programação no site ou pelas redes sociais do Samae (@samaecaxias).
O agendamento de atividades da Educação Ambiental, como o Caminhos da Água e a visita do mascote Super Samaezito, deve ser feito pelo telefone: (54) 3220-8600, ramal 216, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail educacaoambiental@samaecaxias.com.br.