Notícias
Sipat do Samae debate segurança e qualidade de vida no trabalho
Com a temática “Segurança é saúde! Pratique essa ideia”, atividades aconteceram de 7 a 10 de novembro
Entre os dias 7 e 10 de novembro, ocorreu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) do Samae, promovida pela Comissão Interna de Acidentes de Trabalho (CIPA). Com o tema “Segurança é saúde! Pratique essa ideia”, foram realizadas 6 palestras com o intuito de conscientizar os servidores sobre práticas de segurança do trabalho.
O evento foi aberto com falas do diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti e do presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da gestão 2021-2023, Juliano Casagrande. A primeira palestra contou com a presença do soldado Voltér Sartori, do 5º Batalhão de Bombeiro Militar de Caxias do Sul. A apresentação trouxe informações sobre como prevenir incêndios e como proceder nessa situação. Também explicou como identificar e executar os primeiros socorros em uma pessoa em caso de engasgo, crise convulsiva, ataque cardíaco, desmaio entre outros, antes da chegada dos bombeiros.
Já na tarde do dia 8, a Sipat recebeu socorristas do SAMU, em uma palestra feita pelo enfermeiro Cláudio Bernardi Neto com o tema “Atendimento inicial à parada cardiorrespiratória”. Os servidores aprenderam como fazer massagem cardiorrespiratória em bonecos de treinamento e foram instruídos sobre os procedimentos de primeiros socorros envolvidos no processo, desde ligar para o SAMU através do número 192 até a chegada dos socorristas.
No dia 9, o servidor e engenheiro ambiental do Samae, Rossano Belladona, ministrou a apresentação intitulada “O resíduo na gestão da saúde ocupacional”. Foi promovido um diálogo entre os participantes que deixaram sugestões à CIPA de melhorias para a gestão interna dos resíduos.
Para encerrar a Sipat, na manhã da quinta-feira (10), os servidores receberam uma palestra da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apresentada pela psicóloga Fernanda Borges de Medeiros, sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), a fim de trazer esclarecimento sobre transmissão, sintomas, características e cuidados de prevenção.
Pela tarde, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) promoveu um bate papo sobre direção defensiva. O gerente de educação para o trânsito, Joelson Adão Queiroz De Dordi, trouxe informações sobre leis e esclareceu dúvidas.