Notícias
SEMANA ROSA INICIA-SE NO PRÓXIMO DIA 6
Iniciativa tem enfoque no tratamento e prevenção do câncer de mama.
Com abertura prevista para o dia 6 de Outubro, a Semana Rosa conta com o apoio de diversas entidades caxienses, incluindo o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, SAMAE. Durante os sete dias de evento, serão realizadas oficinas e confraternizações, além de um desfile onde as modelos serão 25 pacientes diagnosticadas com câncer de mama.
Segundo a entidade, outubro é o mês ideal para a ação pois ambienta inúmeras atividades similares à nível nacional, já que é justamente o período das campanhas preventivas contra a doença.
Atualmente, cerca de 57.120 casos novos de câncer de mama são diagnosticados periodicamente, com um risco estimado de 56 casos a cada 100 mil. Na região sul, a estimativa é ainda mais alarmante: 70,9 casos a cada 100 mil mulheres. Porém, apesar de ser uma luta árdua tanto para o enfermo quanto para seus familiares, é válido ressaltar que o tratamento vem se mostrado eficaz, principalmente quando a doença é identificada em seu estagio inicial . Por isso, faz-se importantíssimo ter acompanhamento médico frequente e fazer exames anuais.
Outro fator bastante preocupante esta enraizado no longo e desgastante tratamento indicado para os casos: além de cirurgias para extração da mama, também são aconselháveis algumas sessões de quimioterapia, que levam à perda dos cabelos e, consequentemente, a diminuição relativa da auto-estima. Em níveis mais avançados, a paciente desenvolve uma depressão profunda, afetando a vida social e afetiva.
Por este motivo, a iniciativa da Semana Rosa deste ano tem seu enfoque no resgate da vaidade e feminilidade das enfermas, promovendo palestras com psicólogos e incentivando a mulher a “redescobrir-se” com sessões de maquiagem e cuidados com a aparência.
Os idealizadores do Outubro Rosa salientam que o trabalho desempenhado é bastante satisfatório, uma vez que estudos científicos já têm demonstrado a importância da auto- estima durante o processo de diagnóstico da doença. Além de humanizar o tratamento, a ideia é fortalecer o paciente e desmistificar o “câncer”, fornecendo outra visão a par da neoplasia.
Para saber mais, acesse: http://www.semanarosa.com.br/
Assessoria de Comunicação - SAMAE