Notícias
Faxinal transborda e derrama água pelo vertedouro
Faxinal transborda e derrama água pelo vertedouro
Com as intensas chuvas dos últimos dias, a barragem do Faxinal registra nesta sexta-feira (17/10) situação conhecida pelos técnicos do SAMAE como “verter”, ou seja, transbordar e derramar água pelo vertedouro. Isto acontece quando o volume de água acumulada ultrapassa o limite de reservação projetado para a obra, que é de 32 bilhões de litros. De acordo com a Divisão de Água do SAMAE, o Faxinal verteu pela última vez em novembro de 2007. A maior represa caxiense abastece 63% da população. As demais barragens do Município (Maestra, Samuara e Dal Bó) também estão cheias.
No entanto, o SAMAE alerta a população para continuar utilizando a água de forma racional. “Ter as represas cheias não significa que podemos desperdiçar água”, explica o Diretor-Geral do SAMAE, engenheiro Marcus Vinicius Caberlon. Ele lembra que a necessidade de usar a água de forma racional e os novos hábitos de consumo consciente vieram para ficar. “É preciso pensar no futuro, quando a água será um bem cada vez mais escasso”, diz.
Caberlon ressalta que a água não vai da represa direto para a rede de distribuição. “Antes, toda a água tem que passar pela estação de tratamento. Só depois é distribuída para o consumo”, afirma. Ele destaca que o volume de água que chega à rede depende da vazão na saída da estação de tratamento. No caso do Parque da Imprensa, onde é tratada a água do Faxinal, a vazão está em torno de 1.000 litros por segundo. “Há três anos e dez meses, era cerca de 750 litros por segundo. Com as obras e investimentos que estamos realizando, no total de R$ 10 milhões, a vazão deve chegar a 1.100 litros nos próximos meses”, completa.
Fotos: Luiz Chaves
Assessoria de Comunicação SAMAE